Prefeitura Municipal distribui mudas de Mamão Papaya para Agricultores Familiares

Por Rony Marcos

A Prefeitura Municipal de São José dos Quatro Marcos, através da Secretaria Municipal de Fomento, Agropecuária, Indústria e Comércio (SEFAICO), realizou a distribuição de mudas de Mamão Papaya para Agricultores Familiares.
Foram distribuídas 200 mudas para 16 produtores rurais da Agricultura Familiar de diferentes comunidades e assentamentos rurais do município. As mudas foram produzidas no viveiro municipal, com sementes doados por agricultores produtores de mamão.
Segundo Vagner Meira, Secretário Municipal de Agricultura, “as mudas de mamão distribuídas têm por objetivo promover a diversificação da produção, a segurança alimentar e nutricional e a geração de renda das famílias rurais”.  A  SEFAICO, irá iniciar outra etapa de produção para atender mais 30 famílias que se cadastraram para receber a doação de mudas de mamão.
Para o Prefeito Municipal Jamis Silva Bolandin, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Agricultura vem realizando a produção e distribuição de mudas visando a diversificação da produção e o aumentar da renda das propriedades da Agricultura Familiar.
As famílias beneficiadas serão prioritariamente aquelas que sejam fornecedoras do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), executado pela Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB).
O Mamão é uma das frutas mais consumidas do Mundo. Atualmente, o cultivo do Mamoeiro é uma importante alternativa de geração de renda para a Agricultura Familiar nas diferentes regiões do Brasil.  A espécie do Mamão Carica papaya é a mais cultivada em todo o mundo e no Brasil. O País é responsável por cerca de 13% da produção mundial de mamão, o que o coloca como segundo produtor mundial.